o wagghhh power
Quando este codex saiu, era ouro, era tao fácil ganhar com orks que qualquer um sem grande conhecimento do dex, era um potencial vencedor.
Na altura que saiu, controlar e anular mancha era dificil, o unico candidato a nos ganhar com relativa facilidade era Imperial guard.
Lembro-me perfeitamente de ir a coimbra, na diver, jogar contra o warhound e levar na boquinha.
A sua primeira lista basicamente era maaaaannnncha com lootas a proteger as costas, kommandos a entrar no deploy do adversario com o snikrot, a porra da mancha com hardboys a acompanhar o mad dok, com eles o big mek com KFF (kustom forece field) e era tudo em cover com feel no pain nos 20 hardboys do mad dok sempre a avançar, nada de novo, terrivel mancha, tendo como apoio 2 de stormboys e deffkoptas com misseis para limpar o resto.
já nao chega a mancha tinha de ter stormboys, que na altura eram ouro, ainda sao muito bons.
Isto de andar 12" mais d6 e ainda assaltar a 6" sao uma potencialidade de movimento de 24", iirrraaa...
Com ws4 tgh4 2 ataques de base e ainda furious charge que podima ficar com S4 e iniciativa 3 estes meninos em carga ganham os 3 ataques, ora em media se levarmos 10 stormboys sao 30 ataques de S4 ui.....
Podemos dizer que para andar +d6 temos de lançar um dado e perder um ork se tirarmos um "1" no d6 mas morrer um ork no meio de tantos nao faz diferença nenhuma.
Por isso jogar com Waghhh quando saiu o dex era uma loucura, enfrentar era ainda mais louco...
defeito - mexer tanto modelo cansa e os jogos tornam-se demorados, daí a malta de orks nao ser assim tanta nas mesas. Cá em cima o barandas que joga mais ao estilo MECH (mechanized) e em coimbra o warhound que joga combi-list´s, sao os eternos jogadores de orks que conheco, agora o yuçé esta a iniciar-se neste louco exercito, que a meu ver é super divertido
mas vamos por partes....
afinal o que um jogador quer é saber o que é ouro e o que é mau num codex de orks?
em orks o que é ouro:
- Numeros que resulta em muitos ataques - Tens inicitava baixa, o que significa que a maioria dos exercitos vao-te bater primeiro, como podes dar resposta? simples, numeros... se 20 orks sao bons 40 sao melhores, 100 sao ouro... O que importa se vais perder 12 a 20 se ainda sobram 80, é assim que tens de pensar como jogador de orks.
Um jogador novo, nao sabe que o jogo passa por numeros, ele olha para as armas de destruição maciça, forças altas, ap´s baixos e pensa que aquilo é que faz ganhar... errado! O que te faz obter vitorias é obrigar o teu adversario falhar, nao importa se sao 6 terminators com saves de 2+, com 80 ataques obrigas ele a fazer em média 40 saves, acredita que ele vai tirar muitos "1´s" falhando assim o seu armor save, por isso numeros de ataque obriga o adversario a lançar muitos dados de defesa.
Orks tem facilidade em fazer numeros....
- Outra vantagem é o cover save de Kustom Force Field - Ora em boys a pé o save é de 5+, já veiculos é de 4+, sao 50% de hipoteses de nao falhares um cover save, nao importa que a arma seja poderosa, se nao negar cover tas bem servido. O kustom force field é obrigatório numa lista de orks, tudo a 6" dele tem cover, uma unidade de boys só tem que ter um gajo dentro dos 6", uma unidade de veiculos igual.
KFF IS APPROVED
- Noob bikers - oh sim ... os todos poderosos noob bikers. Desde que saiu a 5ª edição scoring units sao obrigatorias... Ora mancha é boa.. mas ... noob em bike sao rapidos e tesos como o caraças nao sao faceis de derrubar, com um Warboss no roster (lista) eles passam (uma unidade de nobz pelo menos) a ser scoring.
Devido as suas motos eles tem tgh 4 em mota passam para tgh 5, 2 vidas, cover save de 4+ das motas, tem sempre nao se usa LOS para ver se tem ou nao, simplesmente os tubos de escape das motas dao-lhes cover save de 4+ (ver pag 46 do dex de orks)e ainda ganham armor save de 4+ que em orks é ouro, sao lindos... metes um painboy é pá olha o feel no pain na unidade de 4+.... e ainda waghhh banner tens Ws5 esta unidade é ouro....
eis um exemplo desta unidade como a malta costuma usar....
HQ: Warboss (160 pts)
1 Warboss:Stikkbombs; Attack Squig(mais um ataque); Bosspole()reroll as Ld falhadas); Cybork Body(inv de 5+); Warbike; Dakkagun; Power Klaw(S10 5 ataques UPA UPA); Shoota/Skorcha(flamer uma vez por jogo nao é mau) Kombi-weapon; Furious Charge; Independent Character; Mob Rule; Waaagh!
Troops: Nob Bikers (370 pts)
1 Painboy; Cybork Body; Warbike
1 Nobz -Warbike; Cybork Body; Power Klaw
1 Nobz -Warbike; Cybork Body; Waaagh! Banner; Choppa; Slugga
1 Nobz -Warbike; Cybork Body; Choppa; Slugga
1 Nobz -Warbike; Cybork Body; Choppa; Slugga
1 Nobz -Warbike; Cybork Body; Choppa; Slugga
sao muitos pontos? sao! mas quem para isto? é do melhor em jogo
- Em termos de veiculos o que apela ao seu uso é Battlewagons, mais devido a sua armadura frontal de 13 e devido a sua capacidade de transporte de 20 modelos. Nao te enganes em meter um canhao e só levar 12 modelos, tu nao queres este menino para disparar, tu o que queres é meter a tua mancha lá a frente, com o bigmek no seu interiror a dar cover de 4+ e redpainted job o teu veiculo vai andar 13" por turno. Sim Battlewagons sao assim tao bons. Neste menino aconcelho sempre uma Deff rolla. D6 ataques de S10 dao muito jeito.
Killa kans... sao bem uteis. O que é mau em orks é nao ter meltas ou outro tipo de arma que abra latas, só temos a S10 dos killa e a S10 do warboss e tudo em CC (corpo a corpo) em shoting estamos desgraçados, nao temos nada util. Por isso os killa em cover sao sempre resistentes e trazem boas armas de shoting, grotzoka é boa, muito boa....
- Mad Dok Grotsnik associado aos kommandos e boss snikrot. Ora bem, como já te disse bikers noobs sao caros, sim sao, entao como colocar uma unidade de orks rapidamente lá a frente que arrebente tudo. Facil.... podes sempre juntar o Mad dok aos kommandos com o snikrot, entras pelo table headch do adversario e toma lá com uma unidade má como as cobras...Defeito - tens de carregar sempre a unidade mais proxima, e depois continuas para a outra que estiver mais proxima etc... Agora deves levar o maximo de kommandos com o snikrot e o Mad dok, todos com feel no pain, sao fearless enquanto forem 11 ou mais, e metes Cybork Body para todos terem inv de 5+ a coisa fica feia para quem levar com eles. Eu ultimamente já nao usava noobs bikers por causa do jaws de space wolf´s e nunca saía de casa sem esta unidade que passo a descrever:
HQ: Mad Dok Grotsnik (160 pts)
Elite: Kommandos (315 pts)
13 Kommandos; Cybork Body; Choppa & Slugga; Burna x2
1 Boss Snikrot; Cybork Body; Stikkbombs; Mork's Teeth; Ambush; Killa Reputation
lembra-te que a regra de entrar por detras do inimigo é do snikrot e nao dos kommandos por isso o mad dok ao se juntar a eles, conseguia tambem entrar.
Basicamente as partes boas do codex de orks, associado a lootas e stormboys sao estas que numerei.
Mau em orks.... saves de 6+, Ld de 7, S3, armaduras 10 nos seus veiculos na sua maioria, e nao tem armas de shoting que abra latas de armor 13 ou 14.
espero ter iniciado um debate construtivo, venham mais ideias e opinioes
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