DADOS VICIADOS

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DADOSVICIADOS


+5
squig hopper
Kopos
camisa
inquisitor coteaz
hellboy
9 participantes

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sáb Ago 18, 2012 10:04 pm

    E prontos depois de ler o topico do tiago (madwolf) decidi criar um onde se possa debater a 6ª edição

    se gostamos se nao gostamos e com os porques da mesma ....

    vamos lá deiam o vosso melhor, digam o que vos vai na alma, nao critiquem sem os porques e sem lógica digam o que acham baseado em factos concretos

    buga nisso bounce
    avatar
    inquisitor coteaz


    Mensagens : 233
    Data de inscrição : 12/07/2012
    Idade : 23
    Localização : maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por inquisitor coteaz Seg Ago 20, 2012 11:37 am

    pra deixar opiniao preciso do rulebook podes-me tirar algumas copias please Smile
    isto nao é flaming


    Última edição por inquisitor coteaz em Seg Ago 20, 2012 1:25 pm, editado 1 vez(es)
    camisa
    camisa


    Mensagens : 1133
    Data de inscrição : 17/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por camisa Seg Ago 20, 2012 12:27 pm

    lol de mais
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Seg Ago 20, 2012 4:52 pm

    inquisitor coteaz escreveu:
    isto nao é flaming

    hum.......
    avatar
    inquisitor coteaz


    Mensagens : 233
    Data de inscrição : 12/07/2012
    Idade : 23
    Localização : maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por inquisitor coteaz Ter Ago 21, 2012 7:55 am

    na foi pa provocar to na brinca mas na tenho mesmo o ruleb
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Convidad Ter Ago 21, 2012 10:57 am

    Bom, só fiz um jogo de 6ª, o 1º e último. É 8ª edição de fantasia com bases redondas: enfadonho e feito para nos fazer gastar dinheiro.
    A Privateer Press agradece...
    camisa
    camisa


    Mensagens : 1133
    Data de inscrição : 17/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por camisa Ter Ago 21, 2012 7:47 pm

    Lounge_Lizard escreveu:Bom, só fiz um jogo de 6ª, o 1º e último. É 8ª edição de fantasia com bases redondas: enfadonho e feito para nos fazer gastar dinheiro.
    A Privateer Press agradece...


    fizeste um jogo e coisa e tal... ok.... Faz.me só um favor... não compares a fantasia, mas é que não tem nada a ver
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Qua Ago 22, 2012 11:15 am

    Lounge_Lizard escreveu:Bom, só fiz um jogo de 6ª, o 1º e último. É 8ª edição de fantasia com bases redondas: enfadonho e feito para nos fazer gastar dinheiro.
    A Privateer Press agradece...

    big john nao foi isso que eu pedi, o que eu pedi foi isto

    hellboy escreveu:
    nao critiquem sem os porques e sem lógica digam o que acham baseado em factos concretos


    quero saber os porques?

    quero saber o que vos incomoda, é que no outro dia tive a falar com o zé e vi que ele estava a fazer mal o CC wound allocation, ja falei com ele e ele percebeu a minha explicação.

    eu pretendo é saber opinioes com base dos porques?

    passo a dar o exemplo:

    Fiz um jogo contra o paulo camisa, nao tenho feito mais jogos pois ainda estou a espera do resto do meu exercito

    Nao posso comparar 40k a Fantasia ou a Warmachine é que nao tem nada a ver.

    Rapidez - okay vamos falar de rapidez - estamos a jogar em warmachine 15 pts duelos listas pequenas com base de associação a 40k 500 pontos e fantasia 1000 pts por isso nao podemos estar a dizer qual o sistema mais rapido, dizer que 40k esta mais lento é incrivel quando se compara a warmachine como exemplo base.

    o porque deste erro comum.

    40k estamos habituados a jogar 1850 pts

    fantasia entao sao na actualidade 2500 pts

    e warmachine estamos a jogar 15 pts e mesmo assim demoramos entre 45 a 60 minutos jogar os 15 pts e porque? porque ainda estamos a aprender a jogar warmachine.

    nao podemos entao comparar sistemas.

    Fantasia é claramente o sistema de jogo mais lento por motivo de numeros colocados em cima da mesa, mas tambem se assim nao for nao tem piada nenhuma, o jogo é assim e foi feito para ser assim entao como podemos estar a dizer que é lento se somos nós que escolhemos o sistema de pontos? eu nao acho lento algo que me captiva.

    Entao se lentidao neste momento nao é o porblema de 40k qual é entao?

    a mim pelo jogo que fiz e outros que vi salta-me a vista 2 pormenores

    um jogo muito baseado em shoting, mais do que 5ª edição mas nao é só shoting como pra aí se diz.

    e mais lento em resolução de combate quando tem armaduras variadas .....

    de resto esta bastante completo e interessante

    vamos lá malta quero ver opinioes com base de lógica e nao senso comum

    venham elas Very Happy
    Kopos
    Kopos


    Mensagens : 512
    Data de inscrição : 18/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Kopos Qua Ago 22, 2012 1:14 pm

    até gostava de experimentar, já que gostei sinceramente do material da caixa base
    avatar
    inquisitor coteaz


    Mensagens : 233
    Data de inscrição : 12/07/2012
    Idade : 23
    Localização : maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por inquisitor coteaz Qua Ago 22, 2012 1:18 pm

    quem me tira copias do rulebook.?
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Qua Ago 22, 2012 2:22 pm

    inquisitor coteaz escreveu:quem me tira copias do rulebook.?

    pagas? sabes quanto fica um livro em cópias?
    avatar
    squig hopper


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 31/05/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por squig hopper Qua Ago 22, 2012 2:28 pm

    Fantasia é claramente o sistema de jogo mais lento por motivo de numeros colocados em cima da mesa

    Não tem muito a ver com o assunto do tópico, mas por acaso pode não ser bem assim. Fantasia pode ter mais modelos, é certo, mas a grande maioria está organizada em unidades. E quando mexes a unidade, visto teres os trays, mexes a unidade toda de uma só vez. Na prática, acabas por ter que mexer (em média) em cerca de 10 unidades, mesmo que algumas dessas unidades tenham 40 ou mais modelos.

    Basta pensar que os torneios de Fantasia (2400 pts ou superior) e de 40K (1750 pts ou superior) têm normalmente a mesma duração nas rondas.
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Qua Ago 22, 2012 3:43 pm

    off-topic: A meu ver e tenho visto battlereports das três vertentes, a nível de duração os jogos de warhammer são mais longos, até pk em warmachine quanto maior for o numero de pontos mais opções tens para fazer uma assassination. E também temos de pensar na fluidez do jogo, warhammer em termos de turno encontra-se divido em varias fases, ou seja, movimento tem que se mover todas as unidades, disparar tem que toda a gente disparar. Em warmachine, tlvx por ter que se fazer tudo com o modelo/unidade na sua activação permite ser mais rápido o jogo.

    A nível da 6ª, e depois de ter falado com o Pascoa, de facto tenho vindo a reparar nos BR que até não ta mau de todo.

    Tirando excepção quando uma unidade ter diferentes toughs ou saves numa unidade o jogo o jogo até que pode ser mais rápido nas fases de shooting e combate.

    As missões estão melhores, mais apelativas a serem utilizadas.

    Como já te tinha dito Pascoa, a situação dos aliados não me agrade muito mas pelos vistos é algo que internacionalmente esta a ser muito utilizado.

    O facto de a edição basear em shooting e beneficiar unidades como as dos termis pode levar a uma estagnação a nível de exércitos utilizados. Do que tenho visto actualmente na net de BR é Marines (todas as cores e feitios - SM, SW, BT, etc) e são quase todos com uma ou duas unidades de termis la postas. O resto é tiro, e com os aliados vão quase sempre buscar modelos de IG ou Tau.

    Por exemplo, a partida se fizer um jogo contra o Camisa, logo de inicio conto já com alguma desvantagem a nível de shooting pois ele tem armas com maior alcance e em maior numero do que eu.

    É o normal na GW, o único mal que aponto é não haver uniformidade e um equivalência no jogo. Há sempre algum exercito ou exércitos que ficam a beneficiar sempre que há alguma alteração no jogo.

    Após experimentar outro jogos, nomeadamente warmachine, o warhammer parece menos entusiasmante e atractivo, pelo menos para mim. Isto não significa que vou deixar de jogar. Very Happy
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Qua Ago 22, 2012 4:20 pm

    squig hopper escreveu:
    Fantasia é claramente o sistema de jogo mais lento por motivo de numeros colocados em cima da mesa

    Não tem muito a ver com o assunto do tópico, mas por acaso pode não ser bem assim. Fantasia pode ter mais modelos, é certo, mas a grande maioria está organizada em unidades. E quando mexes a unidade, visto teres os trays, mexes a unidade toda de uma só vez. Na prática, acabas por ter que mexer (em média) em cerca de 10 unidades, mesmo que algumas dessas unidades tenham 40 ou mais modelos.

    Basta pensar que os torneios de Fantasia (2400 pts ou superior) e de 40K (1750 pts ou superior) têm normalmente a mesma duração nas rondas.

    sim tens razao, mas nao leves este comentario como negativo, a verdade é que tens de somar o resto dos movimentos/fases... attack move shoting magic and combat, sao claramente mais fases de jogo, daí eu estar a dizer que demora um pouco mais, esse esquema varia em termos de rapidez consoante o exercito presente na mesa e suas capacidades.

    isto nao quer dizer que fanta seja um sistema menos competitivo ou mais fraco que os outros, o que estou a dizer é que inatamente parece-o ser derivado as suas fases de jogo. só isso Smile
    Kopos
    Kopos


    Mensagens : 512
    Data de inscrição : 18/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Kopos Qua Ago 22, 2012 4:22 pm

    é por isso que infinity é fixe. é tudo ao mesmo tempo Very Happy
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Qua Ago 22, 2012 4:32 pm

    Ebizo escreveu:
    Após experimentar outro jogos, nomeadamente warmachine, o warhammer parece menos entusiasmante e atractivo, pelo menos para mim. Isto não significa que vou deixar de jogar. Very Happy

    mas isso já é outro factor, concordo contudo o que foi dito por ti, já sabes disso já o comentamos juntos, mas isso é uma opiniao válida, tal como dizes apela-te menos do que warmachine mas nao estas a dizer que 6ª é pior que 5ª e nao vai jogar mais, isso é completamente diferente.

    tal como dizes - gostas? sim. Mas warmachine apela-te mais.

    Na minha opiniao sincera warmachine esta bastante engraçado, e é completamente diferente de 40k ou fantasia, alias, fantasia tem mais relação com 40k que algumas destas 2 com warmachine.

    Warmachine é combos, misturas, e poder de contrapor

    40k é variado, com rapidez de velocidade de unidades e cernegia própria, ao mesmo tempo mais simples do que warmachine,mas completamente diferente.

    dou o exemplo - em warmachine mudo a lista consoante o caster, ate para nao me cansar posso enfrentar exercitos de hordes, mas mais tarde ou mais cedo tal como em 40k o jogo vai ser "ISTO" e nao passa "DISTO". É excelente ter outra variante que nao warmachine e nao aqueles estilo que a medida que vou jogando vou saturando do mesmo, esse sistema pode ser 40k ou fantasia.

    o bom tal como diz o zé é jogar outros sistemas.

    se calhar a razao pela qual eu comprei tantos army´s de 40k foi porque me cansava de jogar sempre a mesma tatica e queria variar o tipo de confronto de jogo.

    assim jogando warmachine ou outro sistema vario a aproximação de jogo e nao me encho-o de tanto do mesmo

    Eu antes de sair a 6ª só jogava e lia warmachine a 5ª cansou-me

    agora tenho lido mais 6ª (pois é novidade), mas nao vou parar de jogar warmachine pois quero variar

    quem sabe? talvez infinity seja o proximo Very Happy
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Qua Ago 22, 2012 4:33 pm

    Kopos escreveu:é por isso que infinity é fixe. é tudo ao mesmo tempo Very Happy

    pareces um vendedor eheheheh... compra isto que é bom e é super o resto é conversa ehehhehe...

    just jocking with you koposman Very Happy
    Kopos
    Kopos


    Mensagens : 512
    Data de inscrição : 18/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Kopos Qua Ago 22, 2012 4:37 pm

    LOLL Very Happy

    Mal seria de mim se eu n tentasse promover o meu jogo favorito
    avatar
    squig hopper


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 31/05/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por squig hopper Qua Ago 22, 2012 4:42 pm

    sim tens razao, mas nao leves este comentario como negativo

    Não o achei negativo, só discordei do que disseste e como já tive esse argumento anteriormente... Very Happy Acho que ver tantos modelos na mesa se calhar pode ser enganador. Eu acho que consigo fazer a fase de movimento tão depressa com os meus demónios (+100 modelos de Fantasia) como com a Deathwing (20 termies e 2 LR). Claro que mexer 30 modelos de uma só vez ajuda... Very Happy
    avatar
    inquisitor coteaz


    Mensagens : 233
    Data de inscrição : 12/07/2012
    Idade : 23
    Localização : maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por inquisitor coteaz Qua Ago 22, 2012 5:22 pm

    parece muito fixe a sexta edição Very Happy
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Qua Ago 22, 2012 6:31 pm

    Mestre Pascoa depois de ter-mos falado na passada quinta, levou a que eu desse uma nova "oportunidade" a 6ª e de facto tinhas razão.

    De momento, admito que warmachine/hordes está mais apelativo. Mas repara, primeiro comecei com fantasy e preferia fantasy a 40k se bem te lembras. Depois na 5ª e com a saida da 8ª (se não estou em erro) de fantasy, eu comecei a preferir 40k pk o jogo era mais rápido que fantasy (ou parecia) e mais dinâmico e afins. Mas nunca deixei de jogar nenhum dos jogos, acho importante ter variedade e são motivos extras para a malta se reunir.

    Off topic: E por exemplo ter 2 exércitos, completamente diferentes do mesmo jogo é uma forma de combater a monotonia do jogo. Foi o que aconteceu em fantasy quando so tinha dwarfs, agora que tenho O&G são estilos de jogos completamente diferentes permite não me aborrecer no sistema de jogo. É algo que vou fazer com Warmachine, fazer um exército de hordes nem que seja aos bocadinhos, de forma a não entrar na monotonia.

    Mas tudo isto para dizer que de facto vale a pena jogar 6ª, pelos menos eu penso que sim.

    Acho que chegamos a um ponto, como wargammers que diversificar o leque de opções a nível de jogos é positivo.

    E sim, já experimentei infinity com o Kopos e de facto é um sistema engraçado, faz-me lembrar um FPS. Very Happy

    avatar
    inquisitor coteaz


    Mensagens : 233
    Data de inscrição : 12/07/2012
    Idade : 23
    Localização : maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por inquisitor coteaz Qua Ago 29, 2012 11:00 am

    podem ter prelongado o tempo de jogo o que por parte é bom o que da mais comvivio Very Happy
    Sutr
    Sutr


    Mensagens : 447
    Data de inscrição : 24/08/2012
    Idade : 45
    Localização : Maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Sutr Qui Ago 30, 2012 9:00 am

    bem, como toda a gente sabe eu nao jogo warmachines nem hordes pelo mesmo motivo que nao jogo mordheim ou gorkamorka/aquele dos gangs. nao gosto de jogos skirmish em que o roll de 1 ou 2 dados tem uma influencia muito significativa. eu gosto de jogar muitos dados para as leis das probabilidades se aplicarem melhor.

    dito isto acho que 6ta ediçao esta MUITO melhor que 5ta. veem-se exercitos em vez de mecha e se virem as minhas listas sao quse todas de footsloggers. eu quero minis na mesa, nao tanks nem 5-12 modelos.

    quanto as regras propriamente ditas e para alem do favorecimento de tropas que me agradam temos voadores que embora sejam uma boa ideia foi implementada aos bochechos, típico da GW. neste momento uma lista de necrons com 8-9 flyers é impossivel perder. felizmente no nosso meta nao ha ninguem (ainda) com listas destas que sao totalmente NPE. independentemente destas listas mais bizarras axo que no geral vemos muito boas alteraçoes a um sistema que estava estagnado e com uma escala de power level demasiado rigida. com a nova ediçao vemos, em particular agora no principio enquanto ainda nao sairam as "netlists", uma aproximaçao do power lvl onde ainda e tudo muito turvo para poder avaliar os seus devidos lugares. isto é Muito bom e cria uma aleatoriedade no jogo bastante criativa em que os jogadores tem que inventar soluçoes para os diversos problemas que se apresentam.

    espero sinceramente que a GW aplique a mentalidade usada em fantasia 8va ediçao a esta ediçao de 40k. todos os livros que sairam sao extremamente equilibrados e somente os das ediçoes anteriores estragam este equilibrio. como tempo e se esta prespectiva se mantiver vamos ver um jogo muito equilibrado em que cada exercito tem uma vantagem de mecanica mas uma desvantagem implicita tornando os jogos bastante mais renhidos (por exemplo dark eldar sao extremamente rapidos e eficientes mas sao feitos de papel).

    quanto a fantasia vs 40k:

    podemos argumentar isto e aquilo e que os jogos sao sememlhantes e tem mecanicas parecidas (roll to hit, wound e armour saves) mas no geral sao jogos extremamente diferentes e apelam a jogadores diferentes. fantasia e (tendencialmente)um jogo do gato e do rato entre unidades em que ganha vantagem quem outmanouver o oponente e 40k e um jogo muito mais dedicado a quem consegue concentrar a maior força no menor espaço. ha coisas que sao transversais aos dois jogos claro mas a forma de cumprir o objectivo é diferente em cada jogo.

    depois desta wall of text o ponto que quero passar e que 6ta ediçao é, na minha opiniao e no que espero do jogo, MUITO melhor que 5ta á excepçao de certos pontos que foram implementados sem o devido apoio como os flyers.


    quanto ao tempo que demora um jogo isso e so problema enquanto os jogadores nao conhecerem as regras de cor como ja as conheciam em 5ta. assim que tiverem uns quantos joguitos no lombo o jogo fica tao rapido como sempre foi.
    Settra
    Settra


    Mensagens : 167
    Data de inscrição : 30/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Settra Qui Ago 30, 2012 9:40 am

    Boas.

    Mister Sutr disseste: bem, como toda a gente sabe eu nao jogo warmachines nem hordes pelo mesmo motivo que nao jogo mordheim ou gorkamorka/aquele dos gangs. nao gosto de jogos skirmish em que o roll de 1 ou 2 dados tem uma influencia muito significativa. eu gosto de jogar muitos dados para as leis das probabilidades se aplicarem melhor.

    Jogos skirmish em que um roll de 1 ou 2 dados influencia muito... tens jogado presumo warhammer e qualquer sistema da GW é sim dependente de rollar muitos dados o que que te deve dar a ideia que rolar muitos dados significa que a sorte não tem tanta importância.. pela minha experiência que jogos vários jogos (tanto GW como skirmishes), isto não corresponde á verdade.
    Digo te com toda a certeza que qualquer jogo da GW é mais dependente da sorte do que warmachine, infinity ou mesmo malifaux (em que se joga com cartas).

    Tens k entender que menos modelos não significa menos táctica ou menos complexidade nem significa que rolar menos dados que a sorte tem um grande impacto....

    A verdade é que em 40 k jogas com 6 a 10 unidades de 10 ou 20 gajos enquanto que nos skirmishes jogas com 10 a 15 unidades de gajos "alone", a diferença é que nos skirmishes tomas mais decisões por cada modelo do que em 40 k onde tomas decisões por squad.

    Atenção: não te estou a dizer que um é melhor que o outro, não te estou a dizer que agora tens que deixar de jogar os grandes jogos da GW, nem estou a criticar o teu raciocínio.
    Simplesmente parece me que a tua opinião não é baseada na experiência por isso só te estou a informar que as coisas não são bem o que parecem, por vezes menos é mais.



    Sutr
    Sutr


    Mensagens : 447
    Data de inscrição : 24/08/2012
    Idade : 45
    Localização : Maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Sutr Qui Ago 30, 2012 11:28 am

    off topic

    pah, quando joguei mordheim que foi o unico jogo de skirmish que joguei o que achei e que nao importava o resultado do jogo propriamente dito. aconteceu bem mais que uma vez em que ganhava o jogo mas depois no followup de quantos shard de warpstone apanhavas ficava sempre atras do oponente. e mais nessa perspectiva que me refiro a 1 ou 2 rolls. claro que tanto em fantasy como 40k um mau roll num break test pode deitar por terra todo o teu plano mas podes, dentro do possivel minimizar usando unbreakable, BSB ou steadfast.

    obviamente que vais ter mais acçoes por individuo num jogo de skirmish, senao seriam jogos demasiado simples mas mesmo assim rolar 4 num d6 to hit ou seja la o que for no jogo que for em vez de 30 d6 em 4+ e muito diferente em termos estatisticos e as leis das probabilidades sao muito mais fiaveis.

    claro que isso e so a minha opiniao e nao pretendo força-la a ninguem. cada um e livre de jogar o jogo que quiser da forma que quiser mas para mim o fantasy/40k fazem muito mais sentido e 6th ediçao faz muito mais sentido que 5ta pelos mesmo motivos.

    vejo por exemplo muita gente a queixar-se de roll pra assault. obviamente que isto vai trazer aleatoriedade ao jogo mas é quase necessario quando tens premesure senao era xadrez. isto vai facilitar a vida aos jogadores mais novos porque nao os força a desenvolverem habilidades de mediçao a olho que nunca deveria ser necessario para jogar wargames e os jogadores mais experientes ficam na mesma pois podem estimar a probabilidade de um charge em 2d6 e contabilizar mentalmente quantos modelos podem perder por overwatch.

    no geral axo que e um sistema mais fluido e cinematico dum campo de batalha do que 5ta ediçao alguma vez foi. um rhino podia sofrer infinitos pens e glances e continuava a andar se tivesses alguma sorte. hoje em dia isso nao e possivel e isso e bom.
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 11:05 am

    Ora bem mais um jogo, desta vez Vs o camisa com uma combinação de IG & SW, melhor dito, FW IG ELYSSIAN & SW Very Happy

    sim o camisa tem um espetacular exercito de elyssian drop troops. E tem de igual modo um army de Space Wolf´s, Claro é que combinado aquilo mete medo ...

    e porque que mete medo pergunto-vos?

    simples... ele consegue obter o melhor de 6ª edição num só roster

    FLYERS - NUMEROS - SAVES DE 2+ - FORTALEZAS

    sim ... tal e qual ...

    cada vez mais me convenço que numeros ganham

    complemtentados com saves de 2+ e flyers upa upa ....
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Sex Set 28, 2012 11:24 am

    Tenho visto algo semelhante na net, combinações de varias facções de space marines com outros exércitos (nomeadamente IG ou TAU) de forma a combinar números e flyers com saves de 2+.
    oDESGOSTO
    oDESGOSTO


    Mensagens : 222
    Data de inscrição : 30/05/2012
    Localização : Lisboa

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por oDESGOSTO Sex Set 28, 2012 11:53 am

    Mais uma contribuição para o OT do Sutr:

    Dados e Decisões...

    O Settra já escreveu muito bem a distinção dos dados entre um Skirmish e um jogo mais "completo".

    No entanto a alusão a Warmachine enquanto Skirmish, apesar de o parecer não é de todo a mais correcta. Warmachine é mais híbrido que um puro Skirmish porque pode oscilar entre as 20~40 miniaturas, entre as 7~12 unidades. Já vi listas de 35 pontos de Warmachine com mais modelos que listas de 1750 pontos de 40K, depende muito do que se procura no jogo.

    Mas o Sutr tocou aí num ponto fundamental, o dos dados.
    A pequena diferença entre rolar dados num sistema GW e rolar dados no sistema PP é que apesar de se rolar menos dados no sistema PP, esse roll padece da sorte. Sorte em Warmachine/Hordes é pouco significativa e sinceramente sorte aplica-se à quantidade de dano que se causa.
    No outro extremo tens o sistema GW. O sistema GW funciona à base do "anything counts when you roll in large amounts". É um pregão que tem vindo a acompanhar os jogos GW, maioritariamente 40K desde a sua 4a edição.

    Enquanto em Warmachine vais fazer um roll de dados, esse roll vai ser uma condição sobre a outra, duas vezes. Ou seja, tens casos de rolls de Warmachine que são sucessos automáticos, de acordo com a decisão feita. Isto incluindo também a possibilidade de contornar as probabilidades através do BOOST (acção em Warmachine que adiciona um dado ao roll).
    No sistema GW, fazes um primeiro roll a uma condição fixa (acertar) e depois um roll para uma condição sobre outra (ferir) e ainda tens de lidar com um terceiro roll, do oponente, sobre uma condição fixa (save). Em qualquer um destes 3 rolls existe a hipótese de falha automática, ao contrário de Warmachine que podes derivar a curvar das probabilidades para hits ou kills automáticas.

    O cerne da questão aqui foi comparar Warmachine com Mordheim, que é um sistema GW e está concebido com este esquema de rolls. Ou seja, o roll de um dado em Mordheim é de uma extrema importância quando comparado a 40K ou Fantasia, porque é a mesma fórmula mas reduzida a unidades únicas, logo é normal que exista essa importância nesse roll de dados quando comparada com outro sistema totalmente idêntico mas que se rola mais dados.


    De resto, posso dizer que em Warmachine as decisões contam e se bem tomadas os dados são secundários. Daí já se ter comparado Warmachine a Xadrez com M:TG, porque é um sistema onde as decisões prevalecem sobre os rolls dos dados.


    Em suma,
    Rolar muitos dados em 40K não dobra a curva da probabilidade, porque esse roll passa por 3 filtros e em todos eles existe a possibilidade de falhar.
    Rolar poucos dados em Warmachine não são um handicap para o jogo porque esses rolls passam por 2 filtros, filtros esses que podem ser automaticamente ultrapassados mediante as decisões tomadas.

    E esta é a grande diferença entre os sistemas GW, que foram desenhados para jogos amigáveis entre exércitos com muitas miniaturas e o sistema PP que foi desenhado para jogos e torneios competitivos.
    Sutr
    Sutr


    Mensagens : 447
    Data de inscrição : 24/08/2012
    Idade : 45
    Localização : Maia

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Sutr Sex Set 28, 2012 1:42 pm

    isso traz uma nova prespectiva sobre os rolls em warmachine e acredito que ate seja mais "fiavel" do que os jogos da GW. na realidade eu estou aqui a falar de graça porque nao conheço sequer o basico dos jogos da privateer.

    seja como for tenho muito investido em jogos da GW e embora nem sequer conheça o fluff de warmahordes parece-me inferior ao da GW. eu sou um grande fã do grimdark dos jogos da GW e mesmo as miniaturas parecem-me de qualidade inferior pelo que tenho visto.

    isto claro que é só a minha opiniao e nao tenho intençoes nenhumas de pregar aqui que o meu ponto de vista e que é correcto ou nao.
    oDESGOSTO
    oDESGOSTO


    Mensagens : 222
    Data de inscrição : 30/05/2012
    Localização : Lisboa

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por oDESGOSTO Sex Set 28, 2012 2:27 pm

    Espero não degenerar ainda mais o OT e o "o meu jogo é melhor do que o teu" mas dois pontos:

    Sutr escreveu:seja como for tenho muito investido em jogos da GW

    Também eu, melhor, também nós.
    Mas isso não nos impede de jogar outras coisas diferentes e... melhores!

    Eu não queria pegar neste ponto mas eu tenho reparado que é um pouco o status no nosso país e é triste.
    Eu reparo que jogos como o Warmachine (que custou a pegar aí em cima após muita insistência de alguém noutro fórum...) ou Infinity, que são bem melhores que os jogos da GW ou da BF, simplesmente não pegam no nosso país devido a esse "estatuto" que esses jogos da GW e BF têm. E quem lhes pega ou é por carolice ou é porque consegue jogá-los numa loja específica ou num grupo de amigos.

    Economicamente não vivemos nos melhores dias mas em vez de se gastar 40 euros num livro que mais cedo ou mais tarde vão ter acesso a ele por outros meios podem canalizar esse valor para um Starter de um outro jogo... diferente.

    Por isso esse argumento do "já tenho muito investido na GW" não me convence quando o argumento seguinte é "e vou continuar a investir na GW".

    Mas cada gasta o que quer e onde quer, e ninguém mais terá nada a haver com isso.
    Salientei só a validade desse tipo de argumento.

    Sutr escreveu:embora nem sequer conheça o fluff de warmahordes parece-me inferior ao da GW. eu sou um grande fã do grimdark dos jogos da GW e mesmo as miniaturas parecem-me de qualidade inferior pelo que tenho visto.

    Bolds e Sublinhados meus.

    Quando te referes inferior estás a fazer uma referência qualitativa? Ou com base no que está a sublinhado?
    Qualitativamente é difícil de estabelecer uma comparação porque são bichos distintos. O fluff GW pode ir do bom de algumas novelas da BL ao mau do Codex: Necrons. O fluff da PP é só o que vem nos livros porque eles ainda não escrevem novelas.
    Eu digo já que não sou leitor do fluff de Warmachine mas do que li, gostei. Ao contrário de alguma leitura insípida da BL, o fluff da PP centra-se à volta das relações entre as personagens, à boa maneira "soap opera" americana. Por isso o fluff de Warmachine é muito gosta-se ou odeia-se. Já o da BL/GW é cinzento, podiam retirar todos os nomes de uma história e trocar por outros e o desfecho seria o mesmo. Ou seja, peca na identidade.

    Mas aqui é como acima, são gostos e eu respeito-os.

    Em relação às miniaturas, mais uma vez depende dos exemplos.
    Eu vou ao catálogo da GW -> 40K -> Dark Eldar e vejo miniaturas aberrantes, ou mais recentemente as miniaturas de 40K -> Chaos Space Marines, isto para não falar das CÓPIAS que têm feito a certos estilos da PP. Mas depois vou a 40K -> Space Wolves e encontro os melhores kits de plástico do mercado.
    E o mesmo acontece com as miniaturas da PP.

    No global, a GW é melhor nos kits de plástico. A PP peca na arquitectura das figuras. Nos metais a PP ultrapassou há muito a qualidade da GW, que nem com o Finecoiso lá chegam. E no que toca a modelos grandes... é uma luta recente! Smile
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 2:54 pm

    oDESGOSTO escreveu:
    Eu reparo que jogos como o Warmachine (que custou a pegar aí em cima após muita insistência de alguém noutro fórum...) ou Infinity

    okay .. até estou de acordo com muita coisa que dizes, mas estas completamente enganado neste ponto.

    aqui em cima warmachine pegou por causa de 2 senhores

    settra
    cascos


    e infinity ainda nao pegou a nao ser na casa do kopos, pode ser que ainda pegue.

    Concordo que voces de lisboa tem ajudado a malta a tirar duvidas, mas o bichinho de jogar warmachine aqui no norte é unica e exclusivamente dos dois senhores que referi.

    Nao leves isto como um comentario ofensivo, nem pretendo que quem nos tem iluminado sobre algumas regras (isto porque o cascos e settra virem ao forum é foda, nao morrem muito de amores por foruns) deixe de cá vir. É sempre bom interagir com mais malta e debater ideias regras tacticas com malta variada, aí vos agradeço por tudo, mas acho uma injustiça deixa passar essa frase em branco, pois na realidade nao é assim como dizes.

    Abraço mestre desgosto e voltemos ao tópico Very Happy
    oDESGOSTO
    oDESGOSTO


    Mensagens : 222
    Data de inscrição : 30/05/2012
    Localização : Lisboa

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por oDESGOSTO Sex Set 28, 2012 3:01 pm

    Não percebeste onde estava a querer chegar...

    Vezes sem conta escrevi no fórum Fog of War acerca do estado de Warmachine/Hordes, das alterações das regras, da fluidez do jogo. E qual foi o interesse da vossa parte?! ZERO!

    Mas ainda bem que o Settra e o Cascos se mexem, assim como o Kopos também se quer mexer. É esse pessoal mais arrojado que gasta tempo e dinheiro à volta de jogos bons que depois convencem as massas.

    Tenho pena é que numa sociedade de 20 ou 30 sejam só 2 ou 3 a quererem ver o que está do outro lado! Wink
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 3:13 pm

    oDESGOSTO escreveu:
    Vezes sem conta escrevi no fórum Fog of War acerca do estado de Warmachine/Hordes, das alterações das regras, da fluidez do jogo. E qual foi o interesse da vossa parte?! ZERO!

    sem duvida que foste, alias, és, o jogador que mais tem divulgado e apelado por warmachine e outros sistemas por esses foruns nacionais todos.

    mas a verdade é que ao ler o que escreves-te nao se interpeta outra coisa senao o que eu disse mestre.

    mas tal como te disse, na boa, o que queria mesmo era esclarecer isso, pois já me chega os falsos profetas que andam cá por cima a divulgar o "senhor" e a tentar obter ganhos (nao estou a falar de ti claro Very Happy ), o mérito aqui na zona norte de muita coisa que foi feita e tem sido, em parte é graças ao cascos e settra, por isso tenho de tirar o chapeu a estes 2 senhores do wargamming. Eu dou valor as pessoas que elas realmente merecem e aqueles que realmente fizeram alguma coisa na comunidade norte, nao a relações publicas, ou falsos profetas, mas aqueles que realmente pegaram no touro pelos cornos e juntaram a comunidade nao só me dando apoio nos eventos, mas sim na arte de fabricar cenario, mesas, e afins... sem eles esta comunidade nao era possivel. Ao cascos e settra junto o camisa, nao que outros nao tenham o merito deles como o zé ebizo e o intet, mas eles sabem tao bem como eu o que estes 3 senhores estao acima da média.

    mas passemos ao tópico e ao debate do mesmo Very Happy
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Sex Set 28, 2012 3:24 pm

    Sim, é claro Pascoa que o Settra, o Cascos e o Kopos, a meu ver tb, estão acima da média. E já experimentei Infinity com o Kopos e digo que achei mto bom o jogo. Very Happy
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 3:32 pm

    Ebizo escreveu: o Settra, o Cascos e o Kopos,

    grande zé tenho certeza que o kopos nao vai ficar chateado com o que vou dizer pois ele sabe que eu tenho razao, mas, estar a meter o kopos ao nivel do cascos settra e camisa é injusto. O kopos é como o desgosto ( no sentido do exemplo divulgação) um divulgador nato dos sistemas desconhecidos pela malta, posso até dizer que é o nº 1 da divulgação zona norte, mas só nessa vertente. Na pratica raramente aparecia nas mesas de jogo e quando aparecia era para dar 2 de treta mais que jogar, ainda teve um periodo alto em termos de fantasia que ele aparecia a jogar, com o castro no mundo fantasma, e recentemente tem aparecido mais nas mesas, mas é uma injustica e ele sabe isso estar a colocar-lo ao nivel dos outros 3 senhores em prol da comunidade. Isto sem querer estar a tirar mérito a quem seja Smile
    oDESGOSTO
    oDESGOSTO


    Mensagens : 222
    Data de inscrição : 30/05/2012
    Localização : Lisboa

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por oDESGOSTO Sex Set 28, 2012 3:37 pm

    Não façam agora um concurso de pilinhas... lol!
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Sex Set 28, 2012 3:50 pm

    Pascoa quando refiro o Kopos aí, é mais no sentido de divulgar outros sistemas como Infinity e afins pk não vejo no nosso forum assim mta gente a referir novos sistemas. E isto é a minha opinião pessoal Pascoa, não que quisesse dizer ou por ao mesmo nível que os restantes. No entanto caso o fizesse seria a minha opinião.

    Por acaso, quase me ia esquecendo do mestre Camisa. De facto em muito ele ajudou-me quando comecei com 40k. quase sempre era o meu parceiro nos jogos de pares e ainda é. Very Happy
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 6:28 pm

    oDESGOSTO escreveu:Não façam agora um concurso de pilinhas... lol!

    ahahahahahahaha Rolling Eyes Twisted Evil
    hellboy
    hellboy


    Mensagens : 2414
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 45

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por hellboy Sex Set 28, 2012 6:29 pm

    Ebizo escreveu:No entanto caso o fizesse seria a minha opinião.

    evidentemente zé, é a maravilha da teoria da democracia, sem ela o mundo era quadrado Smile
    camisa
    camisa


    Mensagens : 1133
    Data de inscrição : 17/04/2012

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por camisa Sex Set 28, 2012 10:25 pm

    concurso de pilinhas.... porra... esse eu ganho ... LOOOOOOOOOOL
    Ebizo
    Ebizo


    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 17/04/2012
    Idade : 39
    Localização : Porto

    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Ebizo Sáb Set 29, 2012 10:24 am

    Xiiiiiiiiii...isto vai descambar... Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais  Empty Re: Agora que ja tenho a 6 e alguns jogos - Opinioes Gerais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 9:42 am