Ora bem, Kill teams...este pode ser um longo post,
Bem o conceito é inspirado em fluf e squads como os last chancers de imperial guard, baseia-se no conceito de uma equipa escolhida de uma entrada do codex.
como funciona? bem o modelo original baseia-se em usar a nossa kill team para passar entre forças oponentes q guardam um objectivo e captura-lo;mata-lo;rebenta-lo;sabota-lo e montes de outros -lo, no livro tem pelo menos 6 cenários e até ideias para os usar como campanha narrativa!
as forças oponentes não são em geral outras kill teams mas forças genericas compostas por squads de brutes (as forças base dos codex. sluga boys, gaunts, infantrymen, marines, guardians, etc.) cada squad tem 3 brutes e o numero de squads depende da raça a usar como oponente( ex: marines-5 squads, orks-8 squads, nids-9 de termagaunts) estes brutes aão basicos nada de cenas especias, com uma exceção q é o boss este é opcional ou um objectivo.
tem uma serie de regras obrigatórias e imutaveis mas também um conjunto de regras quebraveis.
passo a explicar:
regras inquebraveis:
1 todos os membros da kill team têm de ser do mesmo codex (nada de alianças)
2 nada de multiplas vidas (esta regra foi mudada mais tarde por causa de nobs num pdf q eu agora não encontro meso assim nada de mais q 2 wounds e nada de special caracters-isto é uma equipa de rambos genéricos não o super cenas).
3 save maximo num modelo 3+ de qq tipo
4 maximo de uma heavy weapon ou template por kill team
5 nada de poderes psiquicos (malta com poderes psiquicos é demasiado valiosa para mandar em missões suicidas (cenas como poderes de exarchs é na boa)
6 limite de 40 pts em kit por modelo
7 só se pode usar weapon upgrades da unidade q se escolheu
8 nada de bikes e jet bikes
regras quebraveis:
1 unidade tem toda de ser da mesma entrada nop codex
2 unidade tem de cumprir com o formato base no codex ( ex numa squad de chaos marines um tem de ser um aspiring champion)exceto tamanho minimo da squad e restrições tipo a squad tem de ter x modelos para poder equipar a arma y
3 a kill team tem de ter entre 5 e 12 modelos
4 apenas um modelo por kill team pode escolher wargear
5 nada de armas q disparem mais de 2 tiros e\ou tenham mais de força 7
estas regras são quebraveis mas têm um preço; por cada regra ignorada o defensor ganha mais um brute squad e 10 pontos para gastar no brute boss.
por isso quidado com o q se faz.
para além destas regras existe a questão de equipamento especialista q vem no livro, estes equipamentos ajudam q se farta e não contam para o limite de pontos q se pode gastar o qual é 160pts, mas dependendo do equipamento q se escolher o adversario ganha o mesmo numero de pontos para gastar em equipamento no seu boss.
um equipamento engraçado é o camisa vermelha (a gozar com star trek em q o tipo de camisa vermelha era sempre o primeiro a bater a bota) isto é basicamente um modelo extra para a team, mas é um rookie q não vai durar muito hehehe.
o jogo em si baseia-se em infiltraçao e no nivel de sneakiness do jogador, por cada ação barulhenta q se faz aumenta-se o nivel de alerta dos brutes o q faz com q seja mais provavel ser-se detetado ( para se ser detetado rola-se a iniciativa mais o numero de alerta) uma vez detetado começa a festa hehehe.
em alguns cenarios ´´e imperativo não ser detetado (cenario 6 reconhecimento) outros pode ser á bruta.
por turno o jogador controlador dos brutes activa d6+nivel de alerta squads de brutes (até ai estavam parados a fumar uns charros ou algo desse genero) mas lá por estarem activos não quer dizer q saibam o q se está a passar, cada jogador lança um dado e o defensor junta o nivel de alerta, quem ganhar controla a squad mexe a squad. por isso quanto mais silencioso melhor pois dá para mandar os brutes irem dar uma volta para longe.
os brutes por sua vez têm a area de visão igual á iniciativa + nivel de alerta e uma vez detetada a squad passam a agir totalmente como em qq jogo de 40k.
bem é mais ó menos isto ha mais algumas regras menores de clarificação como por exemplo a team está equipada com frag grenades de base mesmo sendo necrons ou gaunts, se a missão for de sabotagem automaticamente têm melta bombs, cenas desse género. e pronto espero q não tenha deixado isto muito confuso, se tiverem duvidas é só dizer.
a proposito desculpem lá o video q deixei no outro post aquilo não era kill teams apesar do nome no video. acho q era 40k em 40 min um outro modo de jogo para mini jogos rápidos.