A pedido de alguns users no Setti, criei um step-by-step da pintura dos Plaguebearers que aproveito e deixo aqui também.
1. Primário branco. Camada base de Skarsnik Green (GW).
2. Wash de Athonian Camoshade (GW). Eu gosto de ter as sombras pronunciadas na mini (já é uma miniatura de jogo) portanto carrego no wash. Há que ter atenção para que este, à medida que seca, não ir escorregando para certas zonas da miniatura e criar "poças". Logo há que manter o wash carregado nas reentrâncias, mas ir limpando algum excesso.
3. Highlight de Nurgling Green (GW).
4. Usar Carroburg Crimson (GW) nas entranhas expostas do demónio, bolhas e outras imperfeições da pele (que a miniatura possui em profusão). Aqui a ideia não é tanto dar um wash, mas sim usar o efeito de glaze da tinta, ou seja, usá-la para dar uma tonalidade nas secções pretendidas e não criar sombras. Para isto, serão necessárias pelo menos duas camadas leves, até as zonas adquirirem um tom avermelhado/púrpura. Quando estivermos satisfeitos com a tonalidade, dar então um wash de Druchii Violet (GW) nas zonas mais profundas e acentuar também a zona dos olhos.
Para o efeito de ferrugem nos metais:
Uma nota de atenção: Devem haver muito melhores métodos para criar o efeito de ferrugem. Só usei este esquema porque é relativamente rápido (embora demore um pouco a secar entre os vários passos) e porque tinha as tintas lá em casa. Com o GTS à porta, não havia mesmo tempo para andar a pesquisar e comprar pigmentos e outras cenas maravilha que criassem esse efeito.
1. Como foi dado primário branco, camada base de preto. Depois uma base de Leadbealcher (GW) seguido de uma camada de Ironbreaker (GW).
Depois o efeito da ferrugem é todo feito à base de glazes.
2. Criar um glaze com 2 pinceladas de Scorched Brown (GW, gama antiga) + 8 gotas de Glaze Medium (Vallejo) + 2 gotinhas de água. Misturar bem e dar várias camadas leves (esperar que seque entre camadas), de modo a que aos poucos o metal fique "tingido", mas que ainda pareça metal. Algum do glaze vai escorrer para as reentrâncias e criar zonas mais escuras. É um efeito secundário desejado, porque vai criando algum efeito de sombra. Mas atenção que isto é pintar com glazes, portanto as camadas devem ser o mais leves possíveis.
3. No mesmo esquema anterior, mas agora usando Bestial Brown (GW, gama antiga). Dar prioridade às partes mais salientes, mantendo as zonas mais escuras com o Scorched Brown.
4. Usar Transparent Orange (Vallejo) com 2 gotas de Light Orange (Vallejo) e dar umas pinceladas random, dando preferência às partes mais expostas.
5. Pintar umas falhas com Ironbreaker.
E o modelo terminado:
E uma foto família da unidade:
Como podem ver, muito simples. Base + wash + highlights. A parte do metal pode parecer mais complicado quando explicado, mas é bastante simples também. E como referi, haverão melhores maneiras para fazer aquele efeito. Não fica uma pintura wow mas fica bastante aceitável em cima da mesa e tem a vantagem de ser rápida de executar.